O que são Medicamentos biológicos à base de anticorpos?
Os medicamentos biológicos à base de anticorpos são produtos compostos por proteínas específicas produzidas pelo sistema imunitário — os anticorpos — cuja função é reconhecer e neutralizar agentes infecciosos, como bactérias e vírus. A sua principal característica é a elevada especificidade de ligação aos antigénios-alvo. Esta propriedade permite que atuem de forma dirigida sobre os locais afetados, como patogénios ou células alvo de tratamento, conferindo-lhes uma eficácia terapêutica superior e reduzindo os efeitos indesejáveis quando comparados com os medicamentos de origem química.
O que é um medicamento biossimilar de anticorpos monoclonais (mAb)?
Os biossimilares de anticorpos monoclonais (mAb) são medicamentos biológicos que não apresentam diferenças clinicamente significativas em termos de qualidade, eficácia e segurança face aos biológicos de referência. A Celltrion desenvolveu com sucesso o primeiro biossimilar de anticorpo monoclonal do mundo, reconhecido pela sua eficácia e acessibilidade.
O que são novos tratamentos com anticorpos?
Com conhecimentos acumulados no desenvolvimento de biossimilares com anticorpos, estamos a desenvolver novos tratamentos ao descobrir novos anticorpos. Além disso, como parte de nosso esforço contínuo para expandir as opções de tratamento, estamos a desenvolver novos produtos biológicos combinados com CAFs (conjugados anticorpo-fármaco) e tecnologia de anticorpos multiespecíficos.
-
Novos tratamentos com anticorpos
Novos tratamentos com anticorpos concentram-se na descoberta de novos anticorpos que possam ligar-se a biomarcadores presentes em certas doenças. Estes novos tratamentos são altamente eficazes e podem maximizar a eficácia do tratamento quando usados com biossimilares a serem desenvolvidos.
-
Terapia CAF
Os conjugados anticorpo-fármaco (CAFs) são biofármacos altamente direcionados, compostos pela combinação de um fármaco potente de moléculas pequenas com um anticorpo que se liga a tipos específicos de antigénios. Os tratamentos atuais para a cura do cancro são altamente eficazes, mas a sua toxicidade também pode afetar as células normais e causar efeitos indesejáveis. Os CAFs, por outro lado, podem fornecer moléculas pequenas citotóxicas à lesão-alvo sem danificar os tecidos normais, aumentando a eficácia e a segurança do tratamento.
-
Tratamentos com anticorpos multiespecíficos
Os tratamentos com anticorpos multiespecíficos são modificados para que os anticorpos possam reconhecer dois ou mais antigénios, permitindo uma melhor deteção da lesão. Espera-se que estes tratamentos sejam mais eficazes do que os tratamentos existentes, pois múltiplos anticorpos ligam-se a dois ou mais epítopos, inibindo o crescimento de células cancerígenas induzidas pelos alvos ou estimulando a morte celular do tumor, ligando células imunitárias, como células T, às células cancerígenas.