O que são tecnologias de plataforma?
As tecnologias de plataforma permitem melhorar a eficácia, segurança e conveniência de medicamentos já existentes, podendo também ser aplicadas no desenvolvimento de terapêuticas inovadoras para doenças que não são tratáveis pelos métodos convencionais de desenvolvimento de novos fármacos.
A Celltrion está a investir em diversas tecnologias de plataforma, incluindo formulações subcutâneas (SC), conjugados anticorpo-fármaco (ADC), anticorpos multiespecíficos e mRNA.
-
Tecnologia de Plataforma baseada em mRNA
O mRNA é uma molécula que fornece instruções às células para produzirem cópias de proteínas específicas. A tecnologia de plataforma baseada em mRNA é uma abordagem sintética que permite ao organismo produzir, de forma autónoma, proteínas necessárias para prevenir ou tratar determinadas doenças. Esta tecnologia permite uma produção rápida e apresenta um bom perfil de segurança, uma vez que atua no citoplasma das células, sem risco de modificação genética.
-
Terapêuticas Baseadas no Microbioma
A Celltrion está a desenvolver produtos bioterapêuticos vivos (Live Biotherapeutic Products – LBPs) baseados no microbioma. Estes produtos utilizam microrganismos naturalmente presentes no organismo, oferecendo um menor risco de efeitos adversos. Além disso, os LBPs podem ser combinados com medicamentos existentes para potenciar a eficácia dos tratamentos, representando uma alternativa promissora para doenças com opções terapêuticas limitadas.
-
Desenvolvimento de novas formulações
Estão a ser desenvolvidas novas formulações com o objetivo de melhorar a eficiência da administração dos medicamentos e aumentar a conveniência para os doentes. A Celltrion desenvolveu com sucesso a primeira formulação subcutânea (SC) de infliximab a nível mundial e continua a investir no desenvolvimento de diferentes tipos de formulações, com vista a alargar o acesso dos doentes aos tratamentos.